sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Minha saga na amamentação!

Aqui vou eu, batendo na mesma tecla...amamentação.
Pois bem, qdo estava grávida eu sempre dizia p/ mim mesma, que faria questão de amamentar minha pequena, é tanto que assim que ela chegou no quarto, minha mãe e meu marido colocaram ela no meu peito e lá fui eu para uma tarefa nada fácil...
Costumo dizer que nada nessa vida é fácil...e amamentar tbm não éh, pelo menos no começo.
Pois bem, os primeiros dias foram difíceis, mas o seio não tava tão machucado e eu resistia...
Isa não conseguia pegar o bico direito, afinal de contas o peito tava muito grande (cheio) e deslisava na boquinha dela, tbm ainda com alguns dias de nascida o bebe não tem a sucção perfeita, é algo que tem que ser trabalhado, mesmo assim continuei...
Chegou um tempo que feriu, saiu sangue e eu chorei por não conseguir amamenta-la com prazer. Gente eu não suportava a hora de amamentar, ficava triste, mas o Adriano me cobrava isso o tempo todo, ele fazia de tudo, comprava pomadas e mais pomadas, até que um dia ele comprou a concha para proteger os seios, e isso eu recomendo, é muito útil...vale apena!
Mesmo assim, eu ainda tinha dificuldade, dessa forma eu comecei a desmamar com uns 15 dias, desmava diretooo e colocava na chuquinha... O Adriano e suas cobranças dizia - Isso nao vai dar certo, dois trabalhos, ela vai dxar de mamar o peito.
Qdo tentava dxar de dar o leite desmamado, Isadora chorava, tinha muita dificuldade para sugar no peito, e eu mai suma vez me sentia a pior de todas as mães, pensava em deixar de amamenta-la, e passar logo so para o leite artificial, e mais uma vez o Adriano me criticava, qdo Isadora com fome, abria o berreiro chorando, ele dizia - Vá desmamar, num tá vendo q. ela não vai mais pegar o peito???
Ai ai...maridoSSSS!!!
Ora mais o peito é meu dá licença???rs
Graças a ele não deixei de amamentar!!!
No começo mha mãe dava pitaco, meu marido dava pitaco, rsrs, e lembro q. mha prima dizia...
Amamentar é um momento só seu e da sua filha, fique num canto só vcs...se vc errar ou não, vc apreende, mta gente perto dxa vc mais angustiada!!!! e é assim mesmo.
Gente pelo amor de Deus, longe de mim, ditar regras na vida das pessoas, cada um faz com seu filho o q achar mlhor...
Só quero compartilhar o que vive, o q eu vejo as pessoas dizer, pq eu tbm dizia, eu tbm sofre, mas valeu apena...se vc lutar, resistir, vai dar certo...confie!!!!
Pois bem, nessas mamadas sufocantes, eu lutava, tentava, desmamava...
Até q. um belo dia decidir dá o peito nas horas q. ela nao tava com tanta fome, e ela pegava numa boa o bico do peito, sugava bem direitinho.
No começo ela so sugava um peito, e eu começei a dar os dois e fui obtendo sucesso!!!
Nesse tempo já estava próximo a um mês...e Isadora pegou o peito numa boa...
Comecei a ter prazer em dá o peito p/ minha pequena, o bico já não doia mais, e eu sonhava com isso!!! Sonho realizado!!!
Pois bem, o por q. do post???
Ontem fui fazer o teste da orelhinha na Isadora, e qdo chegamos lá, logo em seguida uma gorda, beeeeeeeeeem gorda entra na sala com uma bebezinha bem fofinha...
Perguntei qts meses, a resposta??? 2 e meio...
Logo a avó, colocou a mama deira pra fora e colocou na boca da nenem...
Perguntei - ela ja toma mingau???
Resposta??? Sim, mucilon, arrozina, cremogema, qualquer coisa...
Eu pasma!!! Pergunto - Mas a sra. não teve leite???
Ela diz - Tive, mas não saciava a fome dela, e tbm ela nao conseguia sugar, só amamentei 04 dias!!!
Lembro q. eu tbm pensava isso, q. meu leite nao matava a fome da Isa, por isso complementava com 60ml de aptamil...mas dpois fui ver q. isso nao era verdade, pq hje ela so mama e é satisfeita (creio eu, rs)...
Ela falou - Ela chorava mto dpois da mama...
Até hje minha Isa chora, mama mama e no final chora e fica brigando com o peito...
O q eu faço??? Tiro ela do peito e acalento, logo passa...
Qdo ela se acalma eu dou o peito denovo e pronto, resolvi o meu problema...
A Sra disse q. até rapadura dá p/ neném, PODE????
Perguntei se ela faz cocô todo dia...
Ela diz- Sim, fez hje 6h, 7h e 8h da manhã.
Eu - Nossa q. BOM, msmo tomando mingau o aparelho disgetivo dela funciona bem, a minha só faz de 2 em 2 dias...
Ela- é que eu dou tal remédio (tipo um laxante) não lembro o nome...
Minha NOOOOSSA!!! eu fiquei de boca aberta...Por isso a neném faz cocô tanto assim...
Ela diz sorrindo até suco de abacaxi o pai deu p/ ela... e qdo foi provar o suco tava estragado!!!
Eu heim???

Por isso eu digo p/ VCS!!!
Amamentem seus filhos, se eles vão ser saudáveis ou não, faça sua parte!!!
Não desista!!!
A caminhada não é fácil, mas vale apena!!!

Bjim.

2 comentários:

Welynádia Rodrigues. disse...

Eu hem... coitada dessa criança, vai se tornar obesa como a mãe!!!
Amamentar é uma continuação do milagre da vida... é a segunda coisa mais fantástica q existe, vc é capaz de produzir o alimento pro seu filho, único e exclusivamente, e Deus é tão sábio q ele produz a quantidade certa pra seu filho crescer saudável!!!
È isso ai prima, parabéns... leite Materno é a melhpr coisa q podemos oferecer pros nossos filhos nesse primeiro momento deles aqui fora!

bjos

Jordana disse...

Eu não sou mamãe...mas pra dizer isso nem precisa ser, basta olhar o vínculo de proximidade e amor quando uma mamãe alimenta seu bebê no peito!
Parabéns pela iniciativa do post querida, vai ajudar muita gente, e parabéns por você não ter desistido, mesmo com tanto trabalho!
Quanto a mim, tenho endometriose e meu ciclo é bem desorganizado. Primeiro surtei...achava que nunca podeira ter um bebê. Hoje eu acho que Deus faz as coisas na hora certa. Não na hora que a gente costuma achar conveniente.
Obrigada por ter ido lá no blog, a Isa já tem todo jeitinho de bebê de personalidade, mas os sorrisos dela nas fotos...ah, ganham de qualquer bronca que ela possa fazer! LINDA!
Um beijo em vocês!!